Notícias
A Casa da Memória foi aberta ao público em 20 de Abril de 2001, com a honrosa presença de entidades nacionais e municipais.
The Casa da Memória was opened to the public on April 20, 2001, with the honorable presence of national and municipal entities.

Ao longo dos anos, desde 2005, realizaram mais de 170 eventos culturais, no pátio da Casa da Memória; Palestras, Projeções de filmes, Documentários, Algumas exposições, Lançamento de livros, e Convívios.
The courtyard was used for cultural activities, more than 170 events since 2005: meetings, conferences, books show, some exhibitions.

A casa da Memória tem o seu livro-catálogo que perpetuará o passado.
The House of Memory has its catalog that will help perpetuate a past.
Livro-Book, bilingue, com cerca de 700 imagens, 144 pág., capa dura, 28 cm x 21 cm, Ed. das autoras, Gilda Barbosa e Monique Widmer, 2015.

Uma sala de leitura e uma BIBLIOTECA, com livros e artigos antigos e mais recentes, sobre Cabo Verde com realce para a Ilha do Fogo.
Para superar a falta de LIVRARIA na Ilha do Fogo, venda de alguns livros de autores e temas mais procurados.
E ainda, JOGOS DIDÁTICOS originais, confeccionados para complementar as visitas de estudo das escolas.

Aproveitamos para vender postais da Ilha do Fogo, os mais recentes postais são do fotógrafo cabo-verdiano Luís Couto.

«A Casa da Memória é um espaço de visita obrigatória, no roteiro San Filipe e no roteiro nacional. Eu saí de lá feliz e encantado. Uma casa que é de todos nós. Partilha de saberes, de artefactos, de história e de estórias, as nossas memórias.»
José Pereira, fotógrafo, 2022

No tempo de pandemia, para tornar a Casa da Memória mais próxima, realizámos algumas EXPOSIÇÔES «FORA-DE-PORTAS», com cerca de 30 fotografias afixadas nas grandes portas de objetos expostos nas 3 salas, sobre as Festas Tradicionais, e sobre aspetos da arquitetura no Centro Histórico.

Neste tempo da era digital, dar a conhecer aos interessados e aos pesquisadores, o acervo dos livros e documentos existentes na biblioteca, autor, título, edição e descritor. Mais de 1000 títulos, classificados no sistema CDU. Na sua maioria em português, mas também em crioulo, inglês, alemão e francês.
